Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 2º Semestre de 2021.

Matrícula

O candidato poderá utilizar para fazer upload no sistema, no momento da matrícula:

  • O RG desde que este contenha o número do CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97

DECLARAÇÃO ESCOLAR

 (em papel timbrado da escola)

 

 

Declaramos, para os devidos fins, que (nome do aluno), portador (a) do RG nº ____________, cursou o ensino fundamental em instituição pública, respectivamente, a(s) seguinte(s) série(s):

* 5ª série/6º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 6ª série/7º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

* 7ª série/8ª ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 8ª série/9º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

________, ______ de ______________ de _______

Local e data

 

________________________________

Assinatura e carimbo do responsável na escola

A matrícula dos candidatos convocados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 2º semestre de 2021 para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, será on-line.

O candidato classificado dentro dos limites das vagas existentes receberá e-mail para confirmação da sua matrícula. A não confirmação de interesse dentro do período previsto, disponibilizará a vaga para o próximo candidato da lista.

Somente as vagas para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), quando não preenchidas em uma determinada turma por desistência de matrícula, respeitada a chamada de todos os candidatos inscritos, por período, serão ocupados pelos próximos candidatos conforme os critérios indicados:

  • pelos candidatos que escolheram este curso em 2ª opção conforme classificação publicada;
  • pelos candidatos de maior nota no mesmo curso e período da mesma unidade;
  • pelos candidatos de maior nota no mesmo curso de período diverso da mesma unidade;
  • pelos candidatos de maior nota do mesmo Eixo e do mesmo período da mesma unidade;
  • pelos candidatos com maior nota de outro Eixo e período diverso da mesma unidade;
  • candidatos de outras Etecs/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), respeitando a classificação, com prioridade aos ingressantes na unidade escolar mais próxima, no mesmo curso e período.

O Diretor da Escola Técnica Estadual é o responsável pelas matrículas.

O candidato convocado para a matrícula deverá fazer upload, no site www.vestibulinhoetec.com.br, de forma legível dos seguintes documentos (obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG).

Para o 1º módulo - para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:

I - documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE), dentro da validade;

a) não serão aceitos em substituição ao RG/CRNM - (CIE/RNM/RNE): Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros);.

b) devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, será aceita a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE) expirada a partir de 16-03-2020;

c) Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

1. boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de matrículas, justificando o fato ocorrido;

2. certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE) expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento;

d) caso o candidato não possua o RG / Protocolo de emissão de RG no momento da matrícula, excepcionalmente, deverá realizar upload do RG da mãe.

II - CPF. Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:

a) CPF como documento exclusivo;

b) RG, desde que contenha o número do CPF;

c) Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

III – foto 3x4 recente, com fundo neutro;

IV - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio;

V - para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA:

a) Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos OU Declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre/termo da EJA OU 2 Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA; OU

b) boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, OU Documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 disciplinas;

c) para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016 – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente;

d) somente para os candidatos do Curso de Técnico em Enfermagem - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem;

VI - o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II desta portaria) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;

Para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:

I - documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE), dentro da validade;

a) não serão aceitos em substituição ao RG/ CRNM - (CIE/RNM/RNE): Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros);

b) devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, será aceita a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE) expirada a partir de 16-03-2020;

c) em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

1. boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de matrículas, justificando o fato ocorrido;

2. certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de CRNM - (CIE/RNM/RNE) expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento;

a) devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, será aceita a Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE) expirada a partir de 16-03-2020.

II - CPF. Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:

a) CPF como documento exclusivo;

b) RG, desde que contenha o número do CPF;

c) Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

III – foto 3x4 recente, com fundo neutro;

IV - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso Técnico equivalente conforme lista disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br ou Declaração de Conclusão do Curso Técnico equivalente, documento original, assinada por agente escolar da escola de origem e, para o curso de Especialização em Gestão de Projetos – EaD - Online, o candidato poderá, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior.

Não serão aceitos históricos e/ou certificados de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (Coren, Crea etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.

A divulgação das listas de convocação, bem como a matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo-Vestibulinho (demais cursos), do 2º semestre de 2021 serão realizadas nas seguintes datas, independente se haverá ou não feriado municipal na cidade onde a Etec/Classe Descentralizada está sediada:

I - dia 28-06-2021 (a partir das 15h) - Divulgação da 1ª Lista de convocação dos candidatos;

II - de 29-06 a 01-07-2021 - Matrícula da 1ª Lista de Convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos classificados no site www.vestibulinhoetec.com.br;

III – dia 06-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da 1ª lista de Convocação;

IV – de 07-07 a 08-07-2021 - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na 1ª Lista de Convocação;

V – dia 13-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na 1ª Lista de Convocação;

VI - dia 19-07-2021 (a partir das 15h)  – Divulgação da 2ª Lista de Convocação dos candidatos no site www.vestibulinhoetec.com.br;

VII – de 20-07 a 21-07-2021 – Matrícula da 2ª Lista de convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos convocados no site www.vestibulinhoetec.com.br;

VIII – dia 23-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da 2ª lista de Convocação;

IX – dia 26-07-2021 - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na 2ª Lista de Convocação;

X – dia 28-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na 2ª Lista de Convocação;

XI - as matrículas deverão ser realizadas nas datas informadas, independente se haverá ou não feriado no município da cidade onde a Etec/Classe Descentralizada está inserida.

A divulgação das listas de convocação, bem como a matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 2º semestre de 2021, para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro, serão realizadas nas seguintes datas onde a Etec está sediada:

I - dia 05-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação da 1ª Lista de convocação dos candidatos;

II - de 06-07 a 08-07-2021 - Matrícula da 1ª Lista de Convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos classificados no site www.vestibulinhoetec.com.br;

III – dia 14-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da 1ª lista de Convocação;

IV – de 15-07 a 16-07-2021 - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na 1ª Lista de Convocação;

V – dia 20-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na 1ª Lista de Convocação;

VI - dia 25-07-2021 (a partir das 15h)  – Divulgação da 2ª Lista de Convocação dos candidatos no site www.vestibulinhoetec.com.br;

VII – de 26-07 a 27-07-2021 – Matrícula da 2ª Lista de convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos convocados no site www.vestibulinhoetec.com.br;

VIII – dia 29-07-2021 (a partir das 15h) - Divulgação dos deferimentos e indeferimentos da matrícula da 2ª lista de Convocação;

IX – dia 30-07-2021 - Período para recurso/correção dos documentos dos candidatos que tiveram a matrícula indeferida na 2ª Lista de Convocação;

X – dia 03-08-2021 (a partir das 15h) - Divulgação do resultado da análise dos recursos/correção dos documentos de matrículas indeferidas na 2ª Lista de Convocação;

XI - as matrículas deverão ser realizadas nas datas informadas, independente se haverá ou não feriado no município da cidade onde a Etec/Classe Descentralizada está inserida.