Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre de 2019.

Prova

O Exame será realizado no dia 16/12/2018 (domingo), às 13h30min. 

Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 11/12/2018, comparecer à Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar ou acessar o site vestibulinhoetec.com.br.

Atenção:

  • A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
  • O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela Etec / Extensão de Etec.
  • Não haverá envio de convocação pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outros meios.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

Atenção:

  • O portão da escola será aberto às 12h30min e fechado às 13h30min, impreterivelmente.
  • Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.
  • Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 15h30min dentro da sala do Exame, podendo, ao deixar este local, levar consigo o caderno de questões.

              1.   Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto 2, borracha e régua.

2.   ORIGINALde UM dos seguintes documentos de identidade:

  • Documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • Cédula de Identidade de Estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • Carteira Nacional de Habilitação dentro da validade ou com até 30 (trinta) dias do vencimento de sua validade;
  • Documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, dentro da validade, que por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Passaporte Brasileiro dentro da validade.

Atenção:

 

  • Não serão aceitos, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), Certidão de Nascimento e/ou de Casamento, Título de Eleitor, Carteira de Habilitação sem foto (modelo antigo), Carteira de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.
  • Também não serão aceitas cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. Somente será aceita apresentação de documento de identidade

     ORIGINAL exceto nas situações previstas nos parágrafos § 4º E § 5º, DO ARTIGO 14, da Portaria CEETEPS GDS, do Centro Paula Souza que regulamenta o Processo Seletivo Vestibulinho.

O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados. 

Primeiramente, o candidato deverá verificar se não possui outro “documento de identidade” permitido, ou seja, Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade, ou com até 30 (trinta) dias do vencimento de sua validade ou documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, dentro da validade que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Passaporte Brasileiro dentro da validade.

Caso não possua, o candidato deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial, ou Declaração / Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do dia do Exame, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 recente. A cópia do Boletim de Ocorrência Policial ou a cópia da Declaração / Certidão de Extravio de Documento e a foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Neste caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, o Boletim de Ocorrência Policial e a respectiva cópia ou a Declaração / Certidão de Extravio de Documento e a respectiva cópia e a foto 3x4 recente, será impedido de realizar a prova. Não serão aceitos protocolos de Boletim de Ocorrência para fins de identificação do candidato.

SIM. Neste caso, o candidato portador de protocolo do documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG) ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia da certidão/registro de nascimento, bem como uma foto 3x4 recente. Tanto a cópia da certidão/registro de nascimento, quanto a foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Neste caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, a certidão/registro de nascimento e respectiva cópia e a foto 3x4 recente, será impedido de realizar a prova. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

PROVA para ingresso na 1ª série do Ensino Médio, 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, 1ª série do Ensino Médio com Qualificação Profissional, 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional, 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior, 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA e no 1º módulo - para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line)

O Exame do Processo Seletivo Vestibulinho será constituída de uma prova com 50 (cinquenta) questões-teste, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D,  E), relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com o conteúdo programático constante no site www.vestibulinhoetec.com.br.

As questões demandam as seguintes competências e habilidades do candidato:

C1 – aplicar conhecimentos desenvolvidos no ensino fundamental para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas;

C2 – interpretar diferentes tipos de textos como crônicas, poesias, charges, tabelas, gráficos, mapas, imagens e outras formas de representação;

C3 – analisar criticamente argumentos apresentados nas questões;

C4 – reconhecer e relacionar diferentes formas de linguagens, abordagens e técnicas de comunicação e expressão;

C5 – avaliar ações e resoluções de acordo com critérios estabelecidos.

Observação

O candidato poderá acessar as provas e os gabaritos dos últimos semestres no site www.vestibulinhoetec.com.br

Os candidatos inscritos para os Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro serão avaliados por prova-teste, conforme o descrito acima, e também por prova de aptidão. A prova-teste será realizada juntamente com os demais cursos e a prova de aptidão deverá ser em data e horário determinados pela respectiva Etec / Extensão de Etec.

O resultado da prova de aptidão e as datas de convocação e matrícula serão divulgados somente na Etec / Extensão de Etec em que o candidato pretende estudar.A prova de aptidão será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na prova-teste.

Curso de Técnico em Canto: A prova de aptidão constará de parte escrita e prática. Na parte escrita serão considerados os conhecimentos específicos da área de Música, em especial às questões ligadas à Teoria da Música, Percepção Musical e História da Musica Popular Brasileira. A parte prática constará de exercícios de prática vocal, percepção e leitura musical, interpretação de texto e capacidade criativa.

Curso de Técnico em Dança:A prova de aptidão constará de exercícios de técnica de dança, criatividade e expressão corporal. Para execução da prova de aptidão, o candidato deverá comparecer com vestimenta adequada que permita a observação de seus movimentos pela banca examinadora.

Curso de Técnico em Regência:A prova de aptidão constará de três etapas a saber: uma avaliação escrita abordando a percepção de elementos rudimentares de leitura/escrita musical, um solfejo à duas vozes e uma vivência prática musical coletiva. Nas três etapas, será considerado sumariamente, se as habilidades e competências do(a) candidato(a) permitirão que o mesmo(a) possa desenvolvê-los no decorrer do curso bem como manter-se nele por todo o período de três semestres.

Curso de Técnico em Teatro:A prova de aptidão do curso de teatro será realizada através de uma aula prática ministrada por uma dupla de professores onde serão realizados alguns exercícios básicos para o curso de teatro, uma leitura individual encenada de no máximo 3 minutos juntamente com uma entrevista.

A prova de aptidão será aplicada após a divulgação da lista de convocação da habilitação.

O documento para identificação do candidato para a prova de aptidão será o mesmo utilizado no dia do exame da prova teste.

Prova para os Cursos de Especialização

A prova teste para os cursos de especialização, será constituída de uma prova com 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 5 alternativas (A, B, C, D, E), relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato.

Prova para acesso direto ao 2º módulo do Ensino Técnico (vagas remanescentes)

A prova teste para acesso direto ao 2º módulo (vagas remanescentes) será constituída de uma prova com 30 (trinta) questões-teste, cada uma com 5 alternativas (A, B, C, D, E), relacionadas às competências do 1º módulo da habilitação escolhida entre as oferecidas para este fim, as quais serão avaliadas na escala de quatro menções (Muito Bom - MB; Bom - B; Regular - R ou Insatisfatório - I), equivalentes ao número de questões acertadas, conforme a seguinte correspondência:

a) MB - de 26 a 30 questões acertadas

b) B - de 21 a 25 questões acertadas

c) R - de 16 a 20 questões acertadas

d) I - de 0 a 15 questões acertadas

Observação

Será considerado classificado o candidato que tenha obtido aproveitamento para promoção equivalente às menções MB, B ou R.

O resultado final para acesso direto ao 2º módulo (vagas remanescentes)  terá validade de um (1) ano, sendo que os candidatos classificados e não atendidos deverão demonstrar interesse por vagas no semestre seguinte, obtendo prioridade em relação aos candidatos que foram avaliados mais recentemente.

Prova para acesso direto à 2ª série do Ensino Médio (vagas remanescentes)

A prova teste para acesso direto à 2º série do Ensino Médio (vagas remanescentes), será constituído de uma prova com 30 (trinta) questões-teste, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D, E), sendo 15 (quinze) questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 (quinze) questões relacionadas às competências de Matemática da 1ª série do Ensino Médio, que serão consideradas conforme o número de questões acertadas.

Na classificação final de vagas remanescentes do Ensino Médio será considerada apenas a nota obtida na prova teste e seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas remanescentes disponíveis, para o período oferecido na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) em que o candidato pretende estudar.

 

O gabarito oficial do exame do presente Processo Seletivo-Vestibulinho para a 1ª série do Ensino Médio, 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais, 1ª série do Ensino Médio com Qualificação Profissional, 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional, 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior, 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA e no 1º módulo - para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), será divulgado a partir das 18 horas do dia 16/12/2018, no site vestibulinhoetec.com.br.

  • Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pela Internet, na seção “Fale Conosco" do site vestibulinhoetec.com.br, impreterivelmente até as 12 horas do dia 18/12/2018.

O gabarito oficial da prova teste para acesso direto ao 2º módulo/2ª série (vagas remanescentes) será divulgado a partir das 14 horas do dia 17/12/2018, no site vestibulinhoetec.com.br.

  • Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pela Internet, na seção “Fale Conosco" do site vestibulinhoetec.com.br, impreterivelmente até as 12 horas do dia 19/12/2018.

O gabarito oficial da prova teste do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio será divulgado a partir das 14 horas do dia 18/12/2018, no site vestibulinhoetec.com.br.

  • Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pela Internet, na seção “Fale Conosco" do site vestibulinhoetec.com.br, impreterivelmente até as 12 horas do dia 20/12/2018.