Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre de 2019.

Inscrições

Para se inscrever no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

1ª etapa - Preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 19/10 até as 15 horas do dia 19/11/2018, o candidato deverá acessar o site vestibulinhoetec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec, o curso e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

2ª etapa - Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 19/10 até o dia 19/11/2018, respeitada a data de vencimento constante no Boleto Bancário, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica.  

Serão indeferidas as incrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo (19/11/2018), não havendo em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição. 

 É obrigatório o candidato ou o seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponível no site vestibulinhoetec.com.br

Considerando que o Exame referente ao Processo Seletivo-Vestibulinho, para todos os Cursos, será realizado no mesmo dia e horário, o candidato deverá optar por apenas uma Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

  1. três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.
  2. dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
  3. treze por cento (13%) para o candidato que atender cumulativamente os itens I e II - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para acesso direto ao 2º módulo dos Cursos Técnicos/ 2ª série do Ensino Médio (vagas remanescentes) e para os Cursos de Especialização.

Instituições públicas são as criadas e mantidas pelo Poder Público Federal, Estadual, Municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.
ATENÇÃO:
SESI, SENAI, SESC, SENAC embora gratuitas, NÃO SÃO ESCOLAS PÚBLICAS, devido à sua dependência administrativa junto ao setor privado.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo, assim, o candidato o direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibulinho (19/11/2018), não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da taxa de inscrição/e ou do encerramento do período de inscrições do Processo Seletivo-Vestibulinho e inclusive no dia do Exame, não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição eletrônica, principalmente nos campos “Etec / Extensão de Etec”, “curso e período” e Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, é obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site vestibulinhoetec.com.br.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo assim, o candidato direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. Para a geração do boleto bancário o CEP - Código de Endereçamento Postal deve estar correto/válido. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibulinho, para a Etec / Extensão de Etec escolhida, no período de 30/10 até às 15 horas do dia 19/11/2018. O candidato deverá ficar atento ao término do processo de inscrição, pois para o candidato beneficiado com a redução da taxa será gerado boleto no valor de 50% do valor da inscrição. O pagamento do boleto deverá ser efetuado até o dia 19/11/2018. Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Informações do Candidato.