Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre de 2017.

Inscrições

Para se inscrever no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

1ª etapa - Preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 17/10 até as 15 horas do dia 18/11/16, o candidato deverá acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec, o curso e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo e para os Cursos de Especialização.

2ª etapa - Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 17/10 até o dia 18/11/2016, respeitada a data de vencimento constante no Boleto Bancário, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica.  

Serão indeferidas as incrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo (18/11/2016), não havendo em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição. 

 É obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br

Considerando que o Exame referente ao Processo Seletivo-Vestibulinho, para todos os Cursos, será realizado no mesmo dia e horário, o candidato deverá optar por apenas uma Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

  1. três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.
  2. dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
  3. treze por cento (13%) para o candidato que atender cumulativamente os itens I e II - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo e para os Cursos de Especialização.

Instituições públicas são as criadas e mantidas pelo Poder Público Federal, Estadual, Municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.
MUITA ATENÇÃO:
SESI, SENAI, SESC, SENAC embora gratuitas, NÃO SÃO ESCOLAS PÚBLICAS, devido à sua dependência administrativa junto ao setor privado.

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em Agências de Correios que operam o Banco Postal.
Atenção: Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento:

  • demonstrativo de agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • comprovante de pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo, assim, o candidato o direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

Quando no Ensino Médio ou no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio ou no Ensino Técnico (presencial e semipresencial) não atingir a demanda 1,5 ( um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação. Nesse caso, a abertura sendo indeferida,  o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção indicada, quando o mesmo indicar a 2ª opção. Caso a 2ª opção indicada pelo candidato não atinja a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de novo estudo pela UEMT para sua implantação.

Quando no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Programa Vence ou no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA não atingir a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o mesmo será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação.

Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico em Administração, Guia de Turismo, Comércio ou Secretariado (on-line) concorrerão a seguinte oferta de vagas:

  • 320 (trezentos e vinte) vagas para o Curso de Técnico em Administração
  • 400 (quatrocentas) vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo
  • 120 (cento e vinte) vagas para o Curso Técnico em Comércio
  • 120 (cento e vinte) vagas para o Curso Técnico em Secretariado

Não caberá ao candidato inscrito na modalidade on-line a possibilidade de escolha de 2ª opção.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibulinho (18/11/2016), não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da taxa de inscrição/e ou do encerramento do período de inscrições do Processo Seletivo-Vestibulinho e inclusive no dia do Exame, não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição eletrônica, principalmente nos campos “Etec / Extensão de Etec”, “curso e período” e Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, é obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo assim, o candidato direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/