Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 2º Semestre de 2020.

Geral

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) , neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar para os Cursos do Ensino Técnico. Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho.

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática da 1ª série do Ensino Médio.

  • Curso técnico (presencial)
  • Curso técnico a distância EAD (semipresencial)
  • Curso técnico a distância EAD (on-line)
  • Cursos técnicos de especialização (presencial e on-line )

Quem já concluiu o Ensino Médio ou equivalente ou ainda está cursando o Ensino Médio nas modalidades regular (estarmatriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio), EJA (a partir do 2º semestre ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos ) ou Boletim de Aprovação  do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). 

Para alguns sim: para fazer os cursos técnicos de Enfermagem, Cuidados de Idosos e Restaurante e Bar é preciso completar 18 anos até 31/07/2020.

Quem tiver concluído o Ensino Médio e o curso técnico que é pré-requisito para a Especialização pretendida. Consulte o Manual do Candidato

Os cursos presenciais terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

A transferência de unidade é possível, mas está sujeita a disponibilidade de vagas. Já a transferência de curso pode ser realizada apenas entre cursos do mesmo eixo tecnológico (verificar no site www.cps.sp.gov.br). O pedido passará por análise da comissão de docentes e o aluno precisará fazer uma avaliação de competências. 

Inscrições

Pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet e pagar a taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove reais). Se não pagar até 24 de julho a inscrição vai ser cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.

Para se inscrever o interessado precisa fazer upload dos seguintes documentos:

  • CPF
  • Documento de Identificação (RG ou RNE)
  • uma foto recente de rosto

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento. O candidato menor de 16 anos precisa informar obrigatoriamente o nome e o número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibulinho da Etec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

O candidato poderá utilizar para fazer upload no sistema:

  • O RG desde que este contenha o número do CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97

O candidato poderá utilizar, para fazer upload no sistema um dos seguintes documentos, que comprova o número do RG:

  • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade;
  • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97

Atenção: Não serão aceitos documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros).

Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
  • Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente.A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

 

  • Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio Regular
    • Fazer upload de um dos documentos que seguem:
      • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio
      • Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio
      • Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, documento original. Neste caso enviar também uma declaração escolar contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio conforme modelo no Manual do Candidato
      • Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio e Boletim Escolar Digital, a partir da 2ª série do Ensino Médio, para fins de comprovação da série que está atualmente matriculado. Os boletins poderão ser obtidos através do site:  https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar. Apenas para quem é ou foi aluno da rede de escolas estaduais de São Paulo.

Atenção:Para quem já é aluno do Centro Paula Souza além da Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, poderá apresentar junto, com a respectiva Declaração, o Boletim do NSA/SIGA contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio.

 

  • Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA
    • Fazer upload de um dos documentos que seguem:
      • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou
      • Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos ou
      • Declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre/termo da EJA
      • 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA
      • Boletim de Aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC
      • Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC,
      • Documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas dentre elas duas obrigatórias Português e Matemática

 

  • Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016
    •  Fazer upload do Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

 

  • Para os candidatos que pretendem cursar Técnico em Enfermagem
    • Fazer upload dos documentos que seguem:
      • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou
      • Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.

 

  • Para os candidatos que realizaram estudos em outro país
    • Fazer upload do parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado.
    • Fazer upload de um dos documentos que seguem:
      • Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio, contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio
      • Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio
      • Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio, documento original. Neste caso enviar também uma declaração escolar contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio conforme modelo no Manual do Candidato
  • Para os cursos de Especialização Presenciais:
    • Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido. Verificar Manual do Candidato
  • Para o curso de Especialização de Gestão de Projetos – EaD - On-line:
    • Certificado de conclusão de qualquer curso Técnico ou do Ensino Superior

Para os candidatos que pretendem se inscrever para os CURSOS TÉCNICOS – PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E ONLINE

  • inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida na 1ª série do Ensino Médio, ou no 1º termo do Ensino Médio na modalidade EJA, concluída até 31-12-2019.
  • em caso de reclassificação, ou seja, não cursou a 1ª série do Ensino Médio, tendo realizado avaliação de competências e foi matriculado em série mais avançada, inserir a nota de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática da última série completamente cursada do Ensino Médio.
  •  em caso de ter concluído o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – até o exame de 2016, ou equivalentes, inserir a nota de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática com a nota obtida na certificação.

Para os candidatos que pretendem se inscrever para os CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO – PRESENCIAL E ONLINE

  • os candidatos não vão lançar nenhuma nota. A classificação será feita, após a comprovação da escolaridade, pela faixa etária, da maior para a menor idade, considerando a data de nascimento.
  • para concorrer a uma das vagas do curso de Especialização, o candidato deverá ter concluído o Curso Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido ou qualquer Curso Técnico ou Superior, no caso das vagas para o Curso de Gestão de Projetos, até 31/12/2019
  • Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Literatura e Gramática), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Língua Portuguesa. Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes.
  • Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática. Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes;

Língua Portuguesa (Português)

             Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

                Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

O conceito utilizado para classificação do candidato será o numérico, com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).

No sistema de inscrição está previsto para escolha do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos.

Se o Histórico Escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos diferentes de números, notas diferentes da classificação de 0,00 a 10,00 ou uma única média global do estudante, o candidato poderá escolher um conceito não numérico, ou um conceito numérico diferente da escala de 0,00 a 10,00 que automaticamente esse conceito será convertido para um conceito numérico conforme tabela de conversão Manual do Candidato.

Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos no sistema, o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Manual do Candidato convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br

Quando for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibulinhoetec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.

A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Não. A taxa de inscrição só vale para o atual Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida,

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 10-07 até as 15 horas do dia 24-07 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor.

Acesse o site www.vestibulinhoetec.com.bre clique na seção “Área do Candidato”. Em seguida, clique no link “2ª via do boleto bancário”. Ele só poderá ser impresso até as 20 horas da data-limite do encerramento das inscrições.

Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada e se houver. 

O candidato do 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial) pode escolher, quando disponível, outro curso ou período como 2ª opção. Mas somente para outro curso oferecido na mesma Etec e/ou Extensão de Etec para a qual se inscreveu em 1ª opção. Quem se inscreveu na modalidade on-line e para os Cursos de Especialização não tem possibilidade de escolha de 2ª opção.

Como funciona a 2ª opção?

A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção. Por exemplo, João se inscreveu no Curso de Administração da Etec Camargo Aranha. Como 2ª opção, escolheu o curso de Contabilidade na mesma escola. Na classificação para Administração, João não obteve nota suficiente e ficou em 120º lugar. Já na 2ª opção, para o curso de Contabilidade, ele ficou em 48º lugar da lista contendo mesmo que sua nota fosse suficiente para passar em 1ª opção. Porém, João só será chamado se alguns dos candidatos, que escolheram Contabilidade como 1ª opção, deixem de fazer a matrícula.

O candidato que se autodeclarar afrodescendente e/ou demonstrar ter cursado todos os anos da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas poderá ter acréscimo de pontos à nota final da prova. Quem se autodeclarar afrodescendente poderá acrescentar 3% à pontuação. Aquele que comprovar ter cursado todos os anos da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública poderá receber um acréscimo de 10%. Mas é preciso ter estudado TODO esse tempo em escola pública.

Quem se autodeclarar afrodescendente e comprovar a escolaridade pública poderá acrescentar 13% à pontuação do exame.

A pontuação acrescida não vale para os candidatos que disputam vagas para os Cursos de Especialização.

 

Como comprovo a escolaridade pública?

No momento da inscrição o candidato deverá fazer upload do documento que comprove que cursou integralmente, todos os anos da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas de ensino.

 

Quais documentos comprovam a escolaridade pública?

  • Declaração Escolar (Manual do Candidato) ou
  • Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Para os candidatos que realizaram estudos em outro país, parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado bem como a natureza pública da instituição de ensino.

Os candidatos inscritos aos cursos na modalidade on-line concorrem a:

  • 500 (quinhentas) vagas para o Curso de Técnico em Administração;
  • 250 (duzentas e cinquenta) vagas para o Curso de Técnico em Comércio;
  • 400 (quatrocentas) vagas para o Curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • 400 (quatrocentas) vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo;
  • 250 (duzentas e cinquenta) vagas para o Curso de Técnico em Secretariado;
  • 300 (trezentas) vagas para o curso de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

Não. Os candidatos que se declararem com deficiência concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.

As provas de aptidão acontecerão de forma on-line no dia 05/08, diretamente no Portal do Candidato, no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova de aptidão será realizada somente pelos 90 (noventa) primeiros classificados.

DECLARAÇÃO (CONVERSÃO DE CONCEITOS EM NOTAS)

Candidatos aos cursos Técnicos presenciais, semipresenciais e on-line

 

 

 

 

 

 

 Carimbo da Escola

 

Eu,___________________________________________, cargo ____________________, da Escola ______________________________________________________, Localizada na Rua/Avenida _____________________________________________, no__________, bairro__________________________, cidade______________________, estado ______, declaro para os devidos fins que o(a) aluno(a) _____________________________________________________________________________________________, CPF __________________________,  obteve notas conforme quadro abaixo:

 

Disciplinas

Média final da 1ª série do Ensino Médio

Língua Portuguesa (Português)

 

Matemática

 

 

 

__________________________, _____ de ____________de _______.

 

 

____________________________________

                                                                                                                                                                      Assinatura e carimbo do responsável da escola

DECLARAÇÃO

(MATRICULADO NA 2ª ou 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO e

CONVERSÃO DE CONCEITOS EM NOTAS)

 

Candidatos aos cursos Técnicos presenciais, semipresenciais e on-line

 

 

 

 Carimbo da Escola

 

Eu,___________________________________________, cargo ____________________, da Escola ______________________________________________________, Localizada na Rua/Avenida _____________________________________________, no__________, bairro__________________________, cidade______________________, estado ______, declaro para os devidos fins que o(a) aluno(a)_________________________________________________________________,

CPF __________________________, matriculado na ____ série do Ensino Médio desta Escola, obteve notas conforme quadro abaixo:

 

Disciplinas

Média final da 1ª série do Ensino Médio

Língua Portuguesa (Português)

 

Matemática

 

 

 

__________________________, _____ de ____________de _______.

 

 

____________________________________

                                                                                                                                                               Assinatura e carimbo do responsável da escola

DECLARAÇÃO ESCOLAR

 (em papel timbrado da escola)

 

 

Declaramos, para os devidos fins, que (nome do aluno), portador (a) do RG nº ____________, cursou o ensino fundamental em instituição pública, respectivamente, a(s) seguinte(s) série(s):

* 5ª série/6º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 6ª série/7º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

* 7ª série/8ª ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 8ª série/9º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

________, ______ de ______________ de _______

Local e data

 

________________________________

Assinatura e carimbo do responsável na escola

Prova

- Como é a prova de aptidão para o Curso de Técnico em Canto?

Os candidatos inscritos para o Curso de Técnico em Cantos  serão avaliados por análise de rendimento escolar conforme o descrito anteriormente e também por prova de aptidão.

A prova de aptidão constará de parte escrita e prática que abordarão a Percepção Auditiva – acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais; a acuidade Vocal – capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical; e a Acuidade da Linguagem – capacidade de pensar palavras e de usar a linguagem oral para expressar significados complexos.

A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.

A parte prática constará de envio de um vídeo pelo candidato, cantando a capella ou se acompanhando com um instrumento, uma das seguintes canções que serão determinadas pela Etec selecionadora. Como suporte, serão disponibilizados pela Etec selecionadora, em formato mp3 / PDF os playbacks (em duas tonalidades) e partituras, para referência do(a) candidato(a). O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com duração máxima de 2 minutos e resolução sugerida de 720p.

A prova de aptidão será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase.

 

- Como é a prova de aptidão para o Curso de Técnico em Dança?

Os candidatos inscritos para o Curso de Técnico em Dança serão avaliados por análise de rendimento escolar conforme o descrito anteriormente e também por prova de aptidão.

A prova de aptidão abordará a Percepção do corpo - Organização da estrutura do movimento corporal, uso das articulações, alinhamento corporal e domínio do peso; a Percepção do espaço - Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos; a Percepção do tempo - Organização do movimento em relação ao tempo: pulsação, ritmo e frase musical; e a Criatividade - Compreensão, organização e criatividade para a realização de um trabalho de criação coreográfica.

Para execução da prova de aptidão, o candidato fará uma prova escrita que será constituída de até 6 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.

Terá também uma prova prática que será constituída por uma aula guiada por voz (podendo conter imagens, vídeos ou somente som a ser disponibilizado pela Etec selecionadora) a fim de preparar o corpo e percorrer questões sobre os fatores de movimentos e temas ligados à Dança. Além disso, o candidato deverá criar um vídeo, com duração exata de 1 minuto (não podendo ter mais ou menos) Contendo as orientações informadas através da aula guiada. O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução de até 720p.

A prova de aptidão será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase.

 

- Como é a prova de aptidão para o Curso de Técnico em Regência?

Os candidatos inscritos para os Cursos de Técnico em Regência serão avaliados por análise de rendimento escolar, conforme o descrito acima, e também por prova de aptidão.

A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão: a Percepção Auditiva - acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais; a acuidade Vocal - capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical; e a Fluência durante a execução de peça vocal ou instrumental, com desempenho que evidenciem intimidade e proximidade com a música enquanto instrumentista ou cantor.

A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres. A parte prática constará do envio de dois vídeos a saber: No vídeo 1, o candidato ouvirá um excerto musical a duas vozes a ser disponibilizado pela Etec selecionadora, em formato mp3, e deverá escolher uma delas, memorizá-la e, em seguida, enviar um vídeo cantando a melodia escolhida. O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p. No vídeo 2, o candidato fará uma execução musical de livre escolha – vocal ou instrumental – com duração máxima de 2 minutos. O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.

A prova de aptidão será realizada somente pelos até 90 primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar, sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase.

 

- Como é a prova de aptidão para o Curso de Técnico em Teatro?

Os candidatos inscritos para os Cursos de Técnico em Teatro serão avaliados análise de rendimento escolar, conforme o descrito acima, e também por prova de aptidão.

A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão: a acuidade da Linguagem Oral – capacidade de usar a linguagem oral para expressar significados complexos; a acuidade da linguagem Escrita – capacidade de análise e uso de vocabulário diversificado e artístico da linguagem de forma sensível à diversidade de sentidos inerentes à linguagem; a Percepção do corpo – Organização básica do movimento corporal, alinhamento corporal e domínio do peso; e a Percepção do espaço – Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos.

 A prova escrita será constituída de 2 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 600 caracteres.

A prova prática constará do envio de um vídeo de uma cena teatral, de livre criação e autoria, desenvolvida a partir do tema a ser determinado pela Etec selecionadora. O candidato deverá exercitar sua criatividade para explorar ações, gestos e modos distintos de falar, além de explorar sua percepção em ser a principal imagem que deve aparecer no vídeo, utilizando de sua expressividade vocal e corporal de maneira criativa.

A prova de aptidão será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar, sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase

Classificação

A nota final de classificação do Vestibulinho para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) será obtida pela média da nota final de Português e Matemática, obtida na 1ª série do Ensino Médio, ou no 1º termo do Ensino Médio na modalidade EJA.

Somatória dos pontos obtidos em Português e Matemática, sendo P, o total de pontos, multiplicando pelo fator único de 2,5.

Neste caso a fórmula seria:

P=2,5.(Total de Pontos em Português + Total de Pontos em Matemática).

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:

  • PF = P.(1 + A + E), em que:
  • PF = pontuação final;
  • P = total de pontos obtidos pela fórmula de soma dos pontos de Português e Matemática;
  • A (valor 3% = 0,03) = para o interessado que se declarar afrodescendente e
  • E (valor 10% = 0,10) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Quando ocorrer o empate, terá preferência o candidato que atender às seguintes condições:

  • Maior nota em Português;
  • Maior nota em Matemática;
  • Tiver maior idade, de acordo com a data de nascimento;
  • Por sorteio.

A classificação para os cursos de Especialização será pela maior idade do candidato, considerando a data de nascimento, com desempate, se for o caso pelo sorteio eletrônico da vaga.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá se ainda restarem vagas depois de chamados todos os candidatos classificados em 1ª opção. 

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Será desclassificado o candidato que:

  • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
  • Não enviar a documentação que comprove o rendimento escolar de Português e Matemática solicitada no ato da inscrição;
  • Não enviar documentação que comprove a escolaridade pública, quando declarada;
  • Enviar documentação divergente, arquivo corrompido ou ilegível;
  • Zerar na nota média das disciplinas de Português e Matemática;
  • Não participar de todas as etapas da prova de aptidão;
  • Zerar na prova de aptidão.
  • 10/08 e 11/08 - Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula
  • 12/08 - Divulgação da 2ª lista de convocação
  • 13/08 e 14/08 - Matrícula da 2ª lista de convocação
  • 14/08 – Divulgação dos convocados para matrícula dos cursos com prova de aptidão
  • 17/08 Matrícula da 1ª lista de convocação dos cursos com prova de aptidão

Onde são divulgadas as listas de convocação para a matrícula?

SOMENTE no site da Etec/Extensão de Etec em que o candidato pretende estudar.

A lista de convocação segue a ordem da lista de classificação geral. Porém, algumas vagas podem ficar para alunos retidos no semestre anterior ou que estão voltando do “trancamento” de matrícula.

O candidato classificado dentro dos limites das vagas existentes receberá e-mail para confirmação da sua matrícula.

Matrícula

A matrícula dos candidatos convocados será online. O candidato classificado dentro dos limites das vagas existentes receberá e-mail para confirmação da sua matrícula.

Dentre os documentos solicitados para a inscrição, para efeito de matrícula o candidato deverá apresentar somente o RG como documento de identificação, e não serão aceitos em substituição ao RG: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

Se impossibilitado de realizar a matrícula eletrônica, o candidato poderá solicitar a um representante, disponibilizando para este o login e senha necessários. Nesse caso, a Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) não se responsabilizará, todavia, por eventuais erros cometidos no preenchimento do requerimento de matrícula.

Após o término do período da pandemia e retorno às aulas presenciais, o candidato deverá apresentar na Secretaria Acadêmica os documentos exigidos para a inscrição, que deverão estar legíveis e acompanhadas dos respectivos originais, para conferência e validação. Havendo divergência de informações a matrícula poderá ser cancelada.

Não serão aceitos históricos e/ou certificados de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (Coren, Crea etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.