Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre de 2021.
É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar. Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho.
Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática das séries solicitadas coforme a modalidade. Apenas para os candidatos inscritos para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro serão aplicadas provas on-line de aptidão.
□ No Ensino Médio em seus formatos a seguir:
o na 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; e, Ciências Exatas e Engenharias;
o na 1ª série do Ensino Médio com Qualificação Profissional do Programa Novotec integrado;
o na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do Programa Novotec integrado;
o na 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio;
o na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS do Programa Novotec integrado;
o no 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos);
□ No Ensino Técnico no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line).
□ Nos Cursos de Especialização Técnica de Nível médio (presencial e on-line).
A relação completa dos cursos está disponível em https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/
Para o ingresso no Ensino Médio, em seus diversos formatos, o candidato deverá possuir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.
Para o ingresso no Ensino Técnico no 1º módulo - Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) o candidato deverá possuir:
Para o ingresso nos Cursos de Especialização Técnica de nível médio (presencial e on-line) o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e também:
Para alguns sim:
Os cursos presenciais terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.
O candidato deve observar que as vagas de Ensino Médio, em todos os seus formatos, do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e da Especialização Técnica de Nível Médio não serão, em hipótese alguma, destinadas aos processos de transferência, reclassificação ou aproveitamento de estudos.
Pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet, fazer upload dos documentos e pagar a taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove reais). Se não pagar até 17 de dezembro a inscrição será cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.
No dia 24 de novembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br
Até as 15 horas do dia 17 de dezembro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br
Para se inscrever o interessado precisa ter CPF e fazer upload do Documento de Identificação (RG/RNE/CNH)
É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento. O candidato menor de 16 anos precisa informar obrigatoriamente o nome e o número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).
Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibulinho da Etec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.
O candidato deverá inserir as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática considerando a seguir:
Para candidatos ao Ensino Médio em todos os seus formatos, inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluído até 31-12-2019. (8º ano/antiga 7ª série)
Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar
Para candidatos ao Ensino Técnico – 1º Módulo (presencial, semipresencial e on-line), inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluída até 31-12-2019. (9º ano/antiga 8ª série)
Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar
Para candidatos aos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (presencial e on-line), inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida na 2ª série do Ensino Médio concluída até 31-12-2019.
Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar
Língua Portuguesa (Português) |
Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias |
Matemática |
Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias |
No sistema de inscrição está previsto para indicação do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos.
Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos na Portaria (Anexo III), o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção 1, 2 ou 3 – conforme a situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.
O conceito utilizado para classificação do candidato será o numérico, com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).
Não será necessária a Declaração de Conversão de Notas para os candidatos:
□ Portadores de Histórico Escolar na escala de 0 a 100 ou
□ que tenham obtido o Certificado do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA) ou
□ que tenham obtido a Certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Estes candidatos deverão, no momento da indicação das notas, selecionar a escala correspondente ao seu documento:
□ Histórico Escolar: escala de 0 a 100
□ ENCEEJA: escala de 0 a 180
□ ENEM: escala de 0 a 1000
□ O sistema fará automaticamente a conversão das notas numéricas para uma escala de 0 a 10.
A comprovação das notas indicadas será efetuada conforme o disposto na Portaria e no Manual do Candidato do Processo Seletivo
Se o Histórico Escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos diferentes de números, notas diferentes da classificação de 0,00 a 10,00 ou uma única média global do estudante, o candidato poderá escolher um conceito não numérico, ou um conceito numérico diferente da escala de 0,00 a 10,00 que automaticamente esse conceito será convertido para um conceito numérico conforme tabela de conversão Manual do Candidato.
Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos no sistema, o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Manual do Candidato convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.
Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental ou Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.
O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br
Quando o pagamento for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibulinhoetec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.
A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa.
A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e confirmação da quitação pela rede bancária.
O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 01-12 até as 15 horas do dia 17-12 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor.
Acesse o site www.vestibulinhoetec.com.bre clique na seção “Área do Candidato”. Em seguida, clique no link “2ª via do boleto bancário”. Ele só poderá ser impresso até as 20 horas da data-limite do encerramento das inscrições.
Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada e se houver.
Quem se inscreveu na modalidade on-line e para os Cursos de Especialização não tem possibilidade de escolha de 2ª opção.
Como funciona a 2ª opção?
A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.
O Sistema de Pontuação Acrescida, instituído pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e nos termos da Deliberação Ceeteps 08, de 02-08-2007, implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) concorrerão à seguinte oferta de vagas:
Não. Os candidatos que se declararem com deficiência concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.
As listas de convocação para a prova de aptidão on-line para ingresso no 1º módulo para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro serão divulgados, no dia 14-01-2021 na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) em que o candidato pretende estudar e no site www.vestibulinhoetec.com.br, sendo composta por todos os candidatos inscritos na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.
Na classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, que será divulgada em 22-01-2021, será considerada apenas a nota obtida na prova de aptidão.
Ocorrendo empate na nota da prova de aptidão a preferência será dada para o candidato com melhor classificação na análise de rendimento escolar.
Na classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, que será divulgada em 22-01-2021, será considerada apenas a nota obtida na prova de aptidão.
Ocorrendo empate na nota da prova de aptidão a preferência será dada para o candidato com melhor classificação na análise de rendimento escolar.
O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, os documentos que comprovem as notas lançadas/indicadas por este.
Para os candidatos ao Ensino Médio em todos os seus formatos:
Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:
Para os candidatos aos Cursos do Ensino Técnico – 1º Módulo (presencial, semipresencial e on-line):
Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:
Para os candidatos aos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (presencial e on-line) deverão apresentar:
Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:
Os candidatos deverão observar os seguintes itens ao inserir a documentação no sistema de inscrição:
As notas e documentos inseridos no sistema de inscrição pelos candidatos serão conferidas pela instituição responsável pela realização do Processo Seletivo Vestibulinho com base na documentação apresentada pelo candidato, caso haja divergência nas informações, serão consideradas as notas constantes nos documentos.
Sim. O candidato poderá fazer mais de uma inscrição.
Para liberar uma segunda inscrição o candidato deve efetuar o pagamento da primeira inscrição.
Após a confirmação da efetivação do pagamento da primeira inscrição o candidato deve acessar a área do candidato com a senha e cpf já cadastrados na primeira inscrição, na área do candidato terá um "botão" para iniciar inscrição, basta clicar neste "botão", fazer na nova inscrição e efetuar o pagamento desta segunda inscrição e assim sucessivamente.
Os candidatos inscritos para os Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro serão avaliados por análise de rendimento escolar, conforme o descrito anteriormente, e também por prova de aptidão.
□ A prova de aptidão on-line será aplicada após a divulgação da lista de convocação da habilitação.
□ A prova de aptidão on-line será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar, dos Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro, sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase.
□ As provas de aptidão serão realizadas conforme especificado a seguir:
□ Para o Curso de Técnico em Canto:
o A prova de aptidão constará de parte escrita e prática que abordarão:
§ a Percepção Auditiva – acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais;
§ a Acuidade Vocal – capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical;
§ a Acuidade da Linguagem – capacidade de pensar palavras e de usar a linguagem oral para expressar significados complexos.
o A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.
o A parte prática constará de envio de um vídeo pelo candidato, cantando obrigatoriamente com playback, uma das canções que serão determinadas pela Etec selecionadora. Para isso, será necessário a utilização de aplicativo de sobreposição de vídeo. Sugere-se usar o “Coro Virtual” que é gratuito.
o Como suporte, serão disponibilizados pela Etec selecionadora, em formato mp3 / PDF os playbacks (em tonalidades que atendam às diferentes tessituras vocais) e partituras, para referência do candidato.
o O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrado ao menos da cintura para cima, exibindo o rosto do candidato, e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.
□ Para o Curso de Técnico em Dança:
o A prova de aptidão abordará:
§ a Percepção do corpo - Organização da estrutura do movimento corporal, uso das articulações, alinhamento corporal e domínio do peso;
§ a Percepção do espaço – Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos;
§ a Percepção do tempo - Organização do movimento em relação ao tempo: pulsação, ritmo e frase musical; e a
§ Criatividade - Compreensão, organização e criatividade para a realização de um trabalho de criação coreográfica.
o Para execução da prova de aptidão, o candidato fará uma prova escrita que será constituída de até 6 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.
o Terá também uma prova prática que será constituída por uma aula guiada por voz (podendo conter imagens, vídeos ou somente som a ser disponibilizado pela Etec selecionadora) a fim de preparar o corpo e percorrer questões sobre os fatores de movimentos e temas ligados à Dança.
o O candidato deverá criar um vídeo, com duração exata de um minuto (não podendo ter mais ou menos) Contendo as orientações informadas através da aula guiada. O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução de até 720p.
□ Para o Curso de Técnico em Regência:
o A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão:
§ a Percepção Auditiva - acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais;
§ a Acuidade Vocal - capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical;
§ Prontidão – capacidade de disponibilidade corporal ou capacidade de responder a estímulos em um fraseado musical.
o A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.
o A parte prática constará do envio de dois vídeos a saber:
§ No vídeo 1, o candidato ouvirá um excerto musical a duas vozes a ser disponibilizado pela Etec selecionadora, em formato mp3, e deverá escolher uma delas, memorizá-la e, em seguida, enviar um vídeo cantando a melodia escolhida, com letra disponibilizada. O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrando ao menos da cintura para cima, exibindo o rosto do candidato e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.
§ No vídeo 2, o candidato assistirá a um vídeo de um exercício musical/corporal a der disponibilizado pela Etec selecionadora, e gravar um vídeo de corpo inteiro reproduzindo a atividade. O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrando o corpo inteiro, exibindo o rosto do candidato e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.
□ Para o Curso de Técnico em Teatro:
o A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão:
§ a acuidade da Linguagem Oral – capacidade de usar a linguagem oral para expressar significados complexos;
§ a acuidade da linguagem Escrita – capacidade de análise e uso de vocabulário diversificado e artístico da linguagem de forma sensível à diversidade de sentidos inerentes à linguagem;
§ a Percepção do corpo – Organização básica do movimento corporal, alinhamento corporal e domínio do peso;
§ a Percepção do espaço – Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos.
o A prova escrita será constituída de 2 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 600 caracteres.
o A prova prática constará do envio de um vídeo de uma cena teatral, de livre criação e autoria, desenvolvida a partir do tema a ser determinado pela Etec selecionadora. O candidato deverá exercitar sua criatividade para explorar ações, gestos e modos distintos de falar, além de explorar sua percepção em ser a principal imagem que deve aparecer no vídeo, utilizando de sua expressividade vocal e corporal de maneira criativa.
A classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, será divulgada em 22-01-2021, no site vestibulinhoetec.com.br
No dia 19-01-2021 será divulgada a lista de classificação geral para os candidatos inscritos nos cursos do Ensino Médio em todos dos seus formatos, no Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), e para os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, no site www.vestibulinhoetec.com.br, sendo composta por todos os candidatos inscritos na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.
A seleção será realizada por meio da análise do rendimento escolar apresentado pelas notas informadas pelo candidato no site, conjuntamente com a conferência do Histórico Escolar/Boletim Escolar ou Declaração da Escola, de acordo com a modalidade do curso realizado e/ou notas obtidas durante a escolarização correspondente.
A nota final de classificação do Vestibulinho para Ensino Médio em todos os seus formatos, para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, será obtida pela média da nota final de Português e Matemática.
Estabelece-se a seguir o processo de classificação dos candidatos que será por rendimento escolar:
Ocorrendo empate, terá preferência o candidato que atender às condições abaixo relacionadas, que se constituem nos critérios adotados para desempate:
A classificação será divulgada, por unidade, curso e turno, com nome e número de inscrição, informações sobre escolaridade pública, autodeclaração de afrodescendência e notas, no site www.vestibulinhoetec.com.br.
A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.
Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.
Será desclassificado do Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021, o candidato que:
Não serão divulgadas, em hipótese alguma, as notas dos candidatos desclassificados.
O candidato poderá utilizar para fazer upload no sistema, no momento da matrícula:
DECLARAÇÃO ESCOLAR
(em papel timbrado da escola)
Declaramos, para os devidos fins, que (nome do aluno), portador (a) do RG nº ____________, cursou o ensino fundamental em instituição pública, respectivamente, a(s) seguinte(s) série(s):
* 5ª série/6º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)
* 6ª série/7º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)
* 7ª série/8ª ano - (nome da escola) - (município) - (estado)
* 8ª série/9º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)
________, ______ de ______________ de _______
Local e data
________________________________
Assinatura e carimbo do responsável na escola
A matrícula dos candidatos convocados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021 para o Ensino Médio em todos dos seus formatos, o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, será on-line.
O candidato convocado para a matrícula deverá fazer upload, no site www.vestibulinhoetec.com.br, entre os dias 20-01 e 21-01-2021, de forma legível dos seguintes documentos (obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG).
Para o Ensino Médio em todos os seus formatos a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:
□ Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
o não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).
o Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:
§ Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
§ Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
□ CPF.
o Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:
§ CPF como documento exclusivo;
§ RG, desde que contenha o número do CPF.
§ Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
□ Foto 3x4 recente, com fundo neutro;
□ Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental OU Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão.
□ O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;
Para o 1º módulo - para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:
□ Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
o não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).
o Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:
§ Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
§ Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
□ CPF.
o Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:
§ CPF como documento exclusivo;
§ RG, desde que contenha o número do CPF.
§ Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
□ Foto 3x4 recente, com fundo neutro;
□ Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio.
□ Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA:
o Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos OU Declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre/termo da EJA OU 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA OU
o Boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, OU Documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas.
o Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016 - Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.
o Somente para os candidatos do Curso de Técnico em Enfermagem - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.
□ O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;
Para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:
□ Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
o não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).
o Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:
§ Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
§ Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
□ CPF.
o Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:
§ CPF como documento exclusivo;
§ RG, desde que contenha o número do CPF.
§ Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
□ Foto 3x4 recente, com fundo neutro;
□ Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso Técnico equivalente conforme lista disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br ou Declaração de Conclusão do Curso Técnico equivalente, documento original, assinada por agente escolar da escola de origem e, para o curso de Especialização em Gestão de Projetos – EaD - Online, o candidato poderá, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior;
Não serão aceitos históricos e/ou certificados de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (Coren, Crea etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.
Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, documentos por via postal, e-mail, e/ou fora do prazo.
As listas de convocação para a matrícula seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis, para cada curso e período oferecido na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) em que o candidato pretende estudar.