Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 1º Semestre de 2021.

Geral

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar. Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho.

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática das séries solicitadas coforme a modalidade. Apenas para os candidatos inscritos para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro serão aplicadas provas on-line de aptidão. 

 

□       No Ensino Médio em seus formatos a seguir:

o   na 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; e, Ciências Exatas e Engenharias;

o   na 1ª série do Ensino Médio com Qualificação Profissional do Programa Novotec integrado;

o   na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do Programa Novotec integrado;

o   na 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio;

o   na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS do Programa Novotec integrado;

o   no 1º termo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos);

 

□       No Ensino Técnico no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line).

 

□       Nos Cursos de Especialização Técnica de Nível médio (presencial e on-line).

A relação completa dos cursos está disponível em https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/

Para o ingresso no Ensino Médio, em seus diversos formatos, o candidato deverá possuir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão, ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

  • Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até 31-01-2021.

 

Para o ingresso no Ensino Técnico no 1º módulo - Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) o candidato deverá possuir:

  • Para candidato que concluiu ou está cursando o Ensino Médio: possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio.
  • Para candidato que concluiu ou está cursando a Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre da EJA ou 2 (dois) certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, ou Boletim de aprovação do ENCCEJA enviado pelo MEC, ou Certificado de aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas.
  • Para candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM até a edição de 2016: possuir Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.
  • Para o Curso de Técnico em Enfermagem o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021.
  • Para o Curso de Técnico em Cuidados de Idosos, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021 e possuir certificado de Auxiliar de Enfermagem ou 2 (dois) módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.
  • Caso seja ofertado o Curso de Técnico em Restaurante e Bar, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021.

 

Para o ingresso nos Cursos de Especialização Técnica de nível médio (presencial e on-line) o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio e também:

  • Ter cursado integralmente e concluído, até 31-12-2020, o Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido conforme relação disponível  site www.vestibulinhoetec.com.br (ou ao final deste Manual) para os cursos de Especialização presenciais;
  • Qualquer curso Técnico ou Superior, até 31-12-2020 para o Curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD – On-line).

Para alguns sim: 

  • Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade EJA, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até 31-01-2021.
  • Para o Curso de Técnico em Enfermagem o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021.
  • Para o Curso de Técnico em Cuidados de Idosos, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021 e possuir certificado de Auxiliar de Enfermagem ou 2 (dois) módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.
  • Caso seja ofertado o Curso de Técnico em Restaurante e Bar, o candidato deverá ter idade mínima de 18 (dezoito) anos, a completar até o dia 31-01-2021.

 

Os cursos presenciais terão o início das aulas de forma remota (on-line), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível a continuidade das aulas de forma presencial na Etec/Extensão de Etec (classe descentralizada).

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

O candidato deve observar que as vagas de Ensino Médio, em todos os seus formatos, do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e da Especialização Técnica de Nível Médio não serão, em hipótese alguma, destinadas aos processos de transferência, reclassificação ou aproveitamento de estudos.

  • De 24-11 até às 15 horas do dia 17-12-2020 – Inscrições para o Processo Seletivo Vestibulinho no site www.vestibulinhoetec.com.br;
  • De 18-12 até 30-12-2020 – Período para análise das notas lançadas e dos documentos de comprovação;
  • Dia 31-12-2020 – Lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas;
  • De 04-01 até 05-01-2021 – Período para recurso contra a lista preliminar de inscrições (online) com a possibilidade de retificação de notas ou reenvio de documentos comprobatórios dos candidatos que tiveram a inscrição indeferida por informar erroneamente ou inserir a documentação ilegível, incompleta ou diversa do que deveria anexar;
  • Dia 13-01-2021 – Divulgação da Lista de inscrições deferidas após análise dos recursos;
  • Dia 19-01-2021 - Divulgação da Lista de classificação geral no site www.vestibulinhoetec.com.br e da 1ª Lista de convocação dos candidatos;
  • De 20-01 a 22-01-2021 - Matrícula da 1ª Lista de Convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos classificados no site www.vestibulinhoetec.com.br;
  • Dia 29-01-2021 – Divulgação da 2ª Lista de convocação dos candidatos no site www.vestibulinhoetec.com.br;
  • Dias 01-02 e 02-02-2021 – Matrícula da 2ª Lista de convocação dos candidatos.

Inscrições

Pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet, fazer upload dos documentos e pagar a taxa no valor de R$ 19,00 (dezenove reais). Se não pagar até 17 de dezembro a inscrição será cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.

Para se inscrever o interessado precisa ter CPF e fazer upload do  Documento de Identificação (RG/RNE/CNH)

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento. O candidato menor de 16 anos precisa informar obrigatoriamente o nome e o número do CPF de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor).

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibulinho da Etec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

  •  Considera-se para a inscrição, para upload no sistema, documento que comprova o número do RG:
    • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
    • Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
    • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
    • Não serão aceitos documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

 

  • Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:
    • Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
    • Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
  • O candidato deverá inserir as notas obtidas em Língua Portuguesa (ou Português) e Matemática considerando a seguir:

     

 

Para candidatos ao Ensino Médio em todos os seus formatos, inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluído até 31-12-2019. (8º ano/antiga 7ª série)

Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar

 

Para candidatos ao Ensino Técnico – 1º Módulo (presencial, semipresencial e on-line), inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida no 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos concluída até 31-12-2019. (9º ano/antiga 8ª série)

Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar

 

Para candidatos aos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (presencial e on-line), inserir a nota final da disciplina de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática, obtida na 2ª série do Ensino Médio concluída até 31-12-2019.

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar

 

  • Em caso de ter obtido a Certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inserir a nota de Língua Portuguesa (ou Português) e de Matemática com a nota obtida na certificação.
  • Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Literatura e Gramática), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Língua Portuguesa. Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes.
  • Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática. Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes;

Língua Portuguesa (Português)

             Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

                Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

No sistema de inscrição está previsto para indicação do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos.

Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos na Portaria (Anexo III), o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção 1, 2 ou 3 – conforme a situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.

O conceito utilizado para classificação do candidato será o numérico, com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).

Não será necessária a Declaração de Conversão de Notas para os candidatos:

□       Portadores de Histórico Escolar na escala de 0 a 100 ou

□       que tenham obtido o Certificado do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA) ou

□       que tenham obtido a Certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Estes candidatos deverão, no momento da indicação das notas, selecionar a escala correspondente ao seu documento:

□       Histórico Escolar: escala de 0 a 100

□       ENCEEJA: escala de 0 a 180

□       ENEM: escala de 0 a 1000

□       O sistema fará automaticamente a conversão das notas numéricas para uma escala de 0 a 10.

A comprovação das notas indicadas será efetuada conforme o disposto na Portaria  e no Manual do Candidato do Processo Seletivo

Se o Histórico Escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos diferentes de números, notas diferentes da classificação de 0,00 a 10,00 ou uma única média global do estudante, o candidato poderá escolher um conceito não numérico, ou um conceito numérico diferente da escala de 0,00 a 10,00 que automaticamente esse conceito será convertido para um conceito numérico conforme tabela de conversão Manual do Candidato.

Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos no sistema, o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Manual do Candidato convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.

Os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental ou Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br

Quando o pagamento  for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibulinhoetec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.

A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e confirmação da quitação pela rede bancária.

  • A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo assim o candidato direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.
  • Caso a inscrição seja indeferida o valor da taxa de inscrição não será, em hipótese alguma, devolvido.

 

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 01-12 até as 15 horas do dia 17-12 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor.

Acesse o site www.vestibulinhoetec.com.bre clique na seção “Área do Candidato”. Em seguida, clique no link “2ª via do boleto bancário”. Ele só poderá ser impresso até as 20 horas da data-limite do encerramento das inscrições.

Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada e se houver. 

  • Apenas o candidato da 1ª série do Ensino Médio em todos os seus formatos e do 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial e semipresencial) poderá indicar, se desejar, quando disponível, como 2ª opção, outro curso ou período, somente na Etec e/ou Extensão de Etec (Classe Descentralizada) para o qual se inscreveu em 1ª opção;

Quem se inscreveu na modalidade on-line e para os Cursos de Especialização não tem possibilidade de escolha de 2ª opção.

Como funciona a 2ª opção?

A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.  

O Sistema de Pontuação Acrescida, instituído pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e nos termos da Deliberação Ceeteps 08, de 02-08-2007, implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

  • A nota final para os Cursos de Especialização não prevê pontuação acrescida. As respostas dos candidatos inscritos, relativas ao Sistema de Pontuação Acrescida, serão utilizadas pelo Centro Paula Souza somente a título de pesquisa.
  • Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato do Processo Seletivo-Vestibulinho inscrito para o Ensino Médio em todos os seus formatos e para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line):
    • 3% para o candidato que se declarar afrodescendente;
    • 10% para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da inscrição, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade;
    • 13% para o candidato que atender cumulativamente os itens 1 e 2 - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.
  • Conforme Artigo 5º do Decreto Estadual 49.602/05, “Compreendem-se como afrodescendentes os pretos e os pardos, assim definidos, quando necessário, por autodeclaração”.
  • Todo candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá obrigatoriamente ter cursado integralmente a 5ª, a 6ª, a 7ª e a 8ª série ou o 6º, o 7º, o 8º e o 9º ano do ensino fundamental, em instituições públicas e, quando da convocação para a matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
  • Todo candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá observar o seguinte:
    • A declaração escolar, quando da matrícula, deverá ser apresentada conforme o modelo disponibilizado no Anexo II deste Manual.
    • Caso o candidato faça uso desse benefício e não comprove, quando da matrícula, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, este será desclassificado e perderá o direito à vaga.
  • Instituições públicas são as criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac) etc, embora gratuitas, são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado.

Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico (on-line) e Especialização Técnica de Nível Médio (on-line) concorrerão à seguinte oferta de vagas:

  • 600 vagas para o Curso de Técnico em Administração;
  • 300 vagas para o Curso de Técnico em Comércio;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo;
  • 300 vagas para o Curso de Técnico em Secretariado;
  • 400 vagas para o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias;
  • 300 vagas para o curso de Especialização Técnica em Gestão de Projetos.

Não. Os candidatos que se declararem com deficiência concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.

As listas de convocação para a prova de aptidão on-line para ingresso no 1º módulo para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro serão divulgados, no dia 14-01-2021 na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) em que o candidato pretende estudar e no site www.vestibulinhoetec.com.br, sendo composta por todos os candidatos inscritos na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.

  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista de convocação por telefone, carta ou e-mail.
  • A realização das provas on-line de aptidão dos Cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro, acontecerão no dia 15-01-2021, diretamente no Portal do Candidato, no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Na classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, que será divulgada em 22-01-2021, será considerada apenas a nota obtida na prova de aptidão.

Ocorrendo empate na nota da prova de aptidão a preferência será dada para o candidato com melhor classificação na análise de rendimento escolar.

  • A realização das provas on-line de aptidão dos Cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro, acontecerão no dia 15-01-2021, diretamente no Portal do Candidato, no site www.vestibulinhoetec.com.br.

Na classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, que será divulgada em 22-01-2021, será considerada apenas a nota obtida na prova de aptidão.

Ocorrendo empate na nota da prova de aptidão a preferência será dada para o candidato com melhor classificação na análise de rendimento escolar.

 

O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, os documentos que comprovem as notas lançadas/indicadas por este.

 

Para os candidatos ao Ensino Médio em todos os seus formatos:

 

  • Histórico Escolar contendo as notas de Português e Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019; ou
  • Declaração Escolar contendo as notas obtidas de Português e Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019, assinada por agente escolar da escola de origem. Anexo I – Opção 1; ou
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede municipal da Cidade de São Paulo, Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019. O boletim poderá ser obtido através do site:http://boletimonline.sme.prefeitura.sp.gov.br/ e deverá constar todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final); ou
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede de escolas estaduais de São Paulo, do 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019. O boletim poderá ser obtido através do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar e deverá constar todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final).
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede particular de ensino, do 8º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 7ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019, será aceito o boletim/ficha individual do aluno, devendo conter todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final).

 

Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e da Língua Oficial escolar
  • Parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e
  • Declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado.

 

Para os candidatos aos Cursos do Ensino Técnico – 1º Módulo (presencial, semipresencial e on-line):

 

  • Histórico Escolar contendo as notas de Português e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019; ou
  • Declaração Escolar contendo as notas obtidas de Português e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019, assinada por agente escolar da escola de origem. Anexo I – Opção 2; ou
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede municipal da Cidade de São Paulo, Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019. O boletim poderá ser obtido através do site: http://boletimonline.sme.prefeitura.sp.gov.br/ e deverá constar todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final); ou
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede de escolas estaduais de São Paulo, do 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019. O boletim poderá ser obtido através do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar e deverá constar todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final).
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede particular de ensino, do 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou da 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos, concluída até 31-12-2019, será aceito o boletim/ficha individual do aluno, devendo conter todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final).

 

Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e da Língua Oficial escolar
  • Parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e
  • Declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado.

 

Para os candidatos aos Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio (presencial e on-line) deverão apresentar:

 

  • Histórico Escolar contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, concluída até 31-12-2019; ou
  • Declaração Escolar contendo as notas obtidas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, concluída até 31-12-2019 assinada por agente escolar da escola de origem. Anexo I – Opção 3; ou
  • Apenas para quem é ou foi aluno da rede de escolas estaduais de São Paulo, Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, concluída até 31-12-2019. O boletim poderá ser obtido através do site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar e deverá constar todas as informações do candidato (nome, série, conceitos finais e resultado final); ou
  • Para quem já é aluno das Etecs do Centro Paula Souza, Declaração Escolar contendo as notas obtidas de Língua Portuguesa (Português) e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, ou o Boletim do Sistema Acadêmico “NSA” ou “SIGA” contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, concluída até 31-12-2019.
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA), Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.
  • Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016 – Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

 

Os candidatos que realizaram estudos em outro país deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e da Língua Oficial escolar
  • Parecer de equivalência de estudos realizados no Exterior, emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação e
  • Declaração do respectivo Consulado atestando a autenticidade do Histórico Escolar apresentado.

 

Os candidatos deverão observar os seguintes itens ao inserir a documentação no sistema de inscrição:

                

  • A documentação inserida deverá permitir a verificação de todas as informações constantes no documento (nome completo, série, notas/conceitos, disciplinas, assinaturas etc.);
  • Os documentos inseridos no sistema de inscrição deverão conter nome, carimbo e assinatura de responsável da instituição, assim como dados de contato;
  • Não serão aceitas Declarações que alterem conceitos, já previstos neste Manual, para notas numéricas, divergentes do estabelecido no Anexo III.
  • Em hipótese alguma será aceita documentação encaminhada por via postal, correio eletrônico ou meio diferente do definido neste Manual;

 

As notas e documentos inseridos no sistema de inscrição pelos candidatos serão conferidas pela instituição responsável pela realização do Processo Seletivo Vestibulinho com base na documentação apresentada pelo candidato, caso haja divergência nas informações, serão consideradas as notas constantes nos documentos.

Sim. O candidato poderá fazer mais de uma inscrição. 

Para liberar uma segunda inscrição o candidato deve efetuar o pagamento da primeira inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da primeira inscrição o candidato deve acessar a área do candidato com a senha e cpf já cadastrados na primeira inscrição, na área do candidato terá um "botão" para iniciar inscrição, basta clicar neste "botão", fazer na nova inscrição e efetuar o pagamento desta segunda inscrição e assim sucessivamente.

  • Caso o candidato possua protocolo de retirada de RG ou ainda não tenha conseguido agendamento para a retirada do RG, este deverá realizar upload,, no momento da inscrição, dos seguintes documentos:
    • Uma foto recente de rosto do candidato, tamanho 3x4, com fundo neutro. 
    • Certidão/registro de nascimento. 

Prova

Os candidatos inscritos para os Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro serão avaliados por análise de rendimento escolar, conforme o descrito anteriormente, e também por prova de aptidão.

 

□       A prova de aptidão on-line será aplicada após a divulgação da lista de convocação da habilitação.

□       A prova de aptidão on-line será realizada somente pelos até 90 (noventa) primeiros classificados na avaliação de rendimento escolar, dos Cursos de Técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro, sendo desconsiderada a pontuação da primeira fase.

□       As provas de aptidão serão realizadas conforme especificado a seguir:

 

□       Para o Curso de Técnico em Canto:

o   A prova de aptidão constará de parte escrita e prática que abordarão:

§  a Percepção Auditiva – acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais;

§  a Acuidade Vocal – capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical;

§  a Acuidade da Linguagem – capacidade de pensar palavras e de usar a linguagem oral para expressar significados complexos.

o   A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.

o   A parte prática constará de envio de um vídeo pelo candidato, cantando obrigatoriamente com playback, uma das canções que serão determinadas pela Etec selecionadora. Para isso, será necessário a utilização de aplicativo de sobreposição de vídeo. Sugere-se usar o “Coro Virtual” que é gratuito.

o   Como suporte, serão disponibilizados pela Etec selecionadora, em formato mp3 / PDF os playbacks (em tonalidades que atendam às diferentes tessituras vocais) e partituras, para referência do candidato.

o   O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrado ao menos da cintura para cima, exibindo o rosto do candidato, e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.

 

□       Para o Curso de Técnico em Dança:

o   A prova de aptidão abordará:

§  a Percepção do corpo - Organização da estrutura do movimento corporal, uso das articulações, alinhamento corporal e domínio do peso;

§  a Percepção do espaço – Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos;

§  a Percepção do tempo - Organização do movimento em relação ao tempo: pulsação, ritmo e frase musical; e a

§  Criatividade - Compreensão, organização e criatividade para a realização de um trabalho de criação coreográfica.

o   Para execução da prova de aptidão, o candidato fará uma prova escrita que será constituída de até 6 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.

o   Terá também uma prova prática que será constituída por uma aula guiada por voz (podendo conter imagens, vídeos ou somente som a ser disponibilizado pela Etec selecionadora) a fim de preparar o corpo e percorrer questões sobre os fatores de movimentos e temas ligados à Dança.

o   O candidato deverá criar um vídeo, com duração exata de um minuto (não podendo ter mais ou menos) Contendo as orientações informadas através da aula guiada. O vídeo deverá ser enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução de até 720p.

 

□       Para o Curso de Técnico em Regência:

o   A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão:

§  a Percepção Auditiva - acuidade auditiva elementar a respeito de parâmetros sonoros e musicais;

§  a Acuidade Vocal - capacidade de afinação e de precisão rítmica, bem como de memória musical;

§  Prontidão – capacidade de disponibilidade corporal ou capacidade de responder a estímulos em um fraseado musical.

o   A parte escrita será constituída de 3 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 400 caracteres.

o   A parte prática constará do envio de dois vídeos a saber:

§  No vídeo 1, o candidato ouvirá um excerto musical a duas vozes a ser disponibilizado pela Etec selecionadora, em formato mp3, e deverá escolher uma delas, memorizá-la e, em seguida, enviar um vídeo cantando a melodia escolhida, com letra disponibilizada. O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrando ao menos da cintura para cima, exibindo o rosto do candidato e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.

§  No vídeo 2, o candidato assistirá a um vídeo de um exercício musical/corporal a der disponibilizado pela Etec selecionadora, e gravar um vídeo de corpo inteiro reproduzindo a atividade. O vídeo deverá ser gravado em formato paisagem (celular deitado), enquadrando o corpo inteiro, exibindo o rosto do candidato e enviado no formato mp4 ou MOV, com resolução sugerida de 720p.

 

□       Para o Curso de Técnico em Teatro:

o   A prova de aptidão constará de parte escrita e prática, que abordarão:

§  a acuidade da Linguagem Oral – capacidade de usar a linguagem oral para expressar significados complexos;

§  a acuidade da linguagem Escrita – capacidade de análise e uso de vocabulário diversificado e artístico da linguagem de forma sensível à diversidade de sentidos inerentes à linguagem;

§  a Percepção do corpo – Organização básica do movimento corporal, alinhamento corporal e domínio do peso;

§  a Percepção do espaço – Utilização do espaço cênico, direções espaciais, níveis e deslocamentos.

o   A prova escrita será constituída de 2 questões dissertativas a serem definidas pela Etec selecionadora, sendo cada questão respondida em até 600 caracteres.

o   A prova prática constará do envio de um vídeo de uma cena teatral, de livre criação e autoria, desenvolvida a partir do tema a ser determinado pela Etec selecionadora. O candidato deverá exercitar sua criatividade para explorar ações, gestos e modos distintos de falar, além de explorar sua percepção em ser a principal imagem que deve aparecer no vídeo, utilizando de sua expressividade vocal e corporal de maneira criativa.

A classificação final para os Cursos de Técnico em Dança, de Técnico em Regência, de Técnico em Canto e de Técnico em Teatro, será divulgada em 22-01-2021, no site vestibulinhoetec.com.br

Classificação

No dia 19-01-2021 será divulgada a lista de classificação geral para os candidatos inscritos nos cursos do Ensino Médio em todos dos seus formatos, no Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), e para os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, no site www.vestibulinhoetec.com.br, sendo composta por todos os candidatos inscritos na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), para o mesmo curso e período, em ordem decrescente de notas finais.

  • É de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, a verificação da lista.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista por telefone, carta ou e-mail.

A seleção será realizada por meio da análise do rendimento escolar apresentado pelas notas informadas pelo candidato no site, conjuntamente com a conferência do Histórico Escolar/Boletim Escolar ou Declaração da Escola, de acordo com a modalidade do curso realizado e/ou notas obtidas durante a escolarização correspondente.

A nota final de classificação do Vestibulinho para Ensino Médio em todos os seus formatos, para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, será obtida pela média da nota final de Português e Matemática.

Estabelece-se a seguir o processo de classificação dos candidatos que será por rendimento escolar:

  • Somatória dos pontos obtidos em Português e Matemática, sendo P, o total de pontos, multiplicando pelo fator único de 2,5.
    • Neste caso a fórmula seria:
      • P = 2,5.(Total de Pontos em Português + Total de Pontos em Matemática).
    • Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:
      • PF = P.(1 + A + E), em que:
      • PF = pontuação final;
      • P = total de pontos obtidos pela fórmula de soma dos pontos de Português e Matemática;
      • A (valor 3% = 0,03) = para o interessado que se declarar afrodescendente;
      • E (valor 10% = 0,10) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.

Ocorrendo empate, terá preferência o candidato que atender às condições abaixo relacionadas, que se constituem nos critérios adotados para desempate:

  • Maior nota em Português;
  • Maior nota em Matemática;
  • Tiver maior idade, de acordo com a data de nascimento;
  • Por sorteio.

A classificação será divulgada, por unidade, curso e turno, com nome e número de inscrição, informações sobre escolaridade pública, autodeclaração de afrodescendência e notas, no site www.vestibulinhoetec.com.br.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

  • A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas.

Será desclassificado do Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021, o candidato que:

  • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
  • Não enviar a documentação que comprove o rendimento escolar de Português e Matemática solicitada no ato da inscrição;
  • Enviar documentação divergente, arquivo corrompido ou ilegível;
  • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) divergentes dos exigidos, ilegíveis ou incompletos, de forma que não seja possível verificar todas as informações constantes no documento (nome completo, série, notas/conceitos, disciplinas, assinaturas etc.);
  • Zerar na nota média das disciplinas de Português e Matemática;
  • Não participar de todas as etapas da prova de aptidão;
  • Zerar na prova de aptidão.

 

Não serão divulgadas, em hipótese alguma, as notas dos candidatos desclassificados.

Matrícula

O candidato poderá utilizar para fazer upload no sistema, no momento da matrícula:

  • O RG desde que este contenha o número do CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97

DECLARAÇÃO ESCOLAR

 (em papel timbrado da escola)

 

 

Declaramos, para os devidos fins, que (nome do aluno), portador (a) do RG nº ____________, cursou o ensino fundamental em instituição pública, respectivamente, a(s) seguinte(s) série(s):

* 5ª série/6º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 6ª série/7º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

* 7ª série/8ª ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

 * 8ª série/9º ano - (nome da escola) - (município) - (estado)

________, ______ de ______________ de _______

Local e data

 

________________________________

Assinatura e carimbo do responsável na escola

A matrícula dos candidatos convocados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021 para o Ensino Médio em todos dos seus formatos, o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) e para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio, será on-line.

  • O candidato classificado dentro dos limites das vagas existentes receberá e-mail para confirmação da sua matrícula. A não confirmação de interesse dentro do período previsto, disponibilizará a vaga para o próximo candidato da lista.
  • Somente as vagas para o Ensino Médio em todos os seus formatos e para o 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), quando não preenchidas em uma determinada turma por desistência de matrícula, respeitada a chamada de todos os candidatos inscritos, por período, serão ocupados pelos próximos candidatos conforme os critérios indicados:
    • Pelos candidatos que escolheram este curso em 2ª opção conforme classificação publicada;
    • Pelos candidatos de maior nota no mesmo curso e período da mesma unidade;
    • Pelos candidatos de maior nota no mesmo curso de período diverso da mesma unidade;
    • Pelos candidatos de maior nota do mesmo Eixo e do mesmo período da mesma unidade;
    • Pelos candidatos com maior nota de outro Eixo e período diverso da mesma unidade;
    • Candidatos de outras Etecs/Extensão de Etec (Classe Descentralizada), respeitando a classificação, com prioridade aos ingressantes na unidade escolar mais próxima, no mesmo curso e período.
  • O Diretor da Escola Técnica Estadual é o responsável pelas matrículas.

O candidato convocado para a matrícula deverá fazer upload, no site www.vestibulinhoetec.com.br, entre os dias 20-01 e 21-01-2021, de forma legível dos seguintes documentos (obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG).

 

Para o Ensino Médio em todos os seus formatos a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:

□       Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.

o   não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

o   Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

§  Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.

§  Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

□       CPF.

o   Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:

§  CPF como documento exclusivo;

§  RG, desde que contenha o número do CPF.

§  Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

□       Foto 3x4 recente, com fundo neutro;

□       Histórico Escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental OU Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental, assinada por agente escolar da escola de origem, com data de entrega do histórico escolar com Certificado de Conclusão.

□       O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;

 

Para o 1º módulo - para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line), a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:

□       Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.

o   não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

o   Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

§  Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.

§  Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

□       CPF.

o   Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:

§  CPF como documento exclusivo;

§  RG, desde que contenha o número do CPF.

§  Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

 

□       Foto 3x4 recente, com fundo neutro;

□       Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem OU Declaração que está matriculado a partir da 2ª série do Ensino Médio.

□       Para os candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA:

o   Histórico Escolar, com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, firmada pela Direção da Escola de origem, contendo a data em que o certificado e histórico serão emitidos OU Declaração que está matriculado, a partir do 2º semestre/termo da EJA OU 2 (dois) Certificados de Aprovação em áreas de estudos da EJA OU

o   Boletim de aprovação do ENCCEJA emitido e enviado pelo MEC OU Certificado de Aprovação do ENCCEJA em 2 (duas) áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC, OU Documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo 4 (quatro) disciplinas.

o   Para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016 - Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.

o   Somente para os candidatos do Curso de Técnico em Enfermagem - Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Declaração de matrícula na 2ª série do Ensino Médio ou Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem.

□       O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II deste Manual) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas;

 

Para os Cursos de Especialização Técnica de Nível Médio a matrícula dependerá do upload dos seguintes documentos:

□       Documento de identidade, expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.

o   não serão aceitos em substituição ao RG/RNE: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

o   Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

§  Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.

§  Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

□       CPF.

o   Considera-se, para upload no sistema, documento que comprova o número do CPF:

§  CPF como documento exclusivo;

§  RG, desde que contenha o número do CPF.

§  Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

□       Foto 3x4 recente, com fundo neutro;

□       Histórico Escolar com Certificado de Conclusão de Curso Técnico equivalente conforme lista disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br ou Declaração de Conclusão do Curso Técnico equivalente, documento original, assinada por agente escolar da escola de origem e, para o curso de Especialização em Gestão de Projetos – EaD - Online, o candidato poderá, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior;

 

Não serão aceitos históricos e/ou certificados de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (Coren, Crea etc.) para comprovação da conclusão do ensino médio.

 

Não serão aceitos, em nenhuma hipótese, documentos por via postal, e-mail, e/ou fora do prazo.

As listas de convocação para a matrícula seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis, para cada curso e período oferecido na Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) em que o candidato pretende estudar.

  • O candidato convocado receberá um e-mail para confirmação de sua matrícula, sendo de inteira responsabilidade do candidato ou de seu representante legal a verificação deste.
  • Não serão fornecidas informações a respeito das listas de convocação por telefone ou carta.
  • A divulgação das listas de convocação, bem como a matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021 serão realizadas nas seguintes datas, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está sediada:
    • Divulgação da lista de convocação da 1ª chamada: 19-01-2021
    • Matrículas da 1ª chamada: 20-01 a 22-01-2021;
    • Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 1ª chamada: 27-01-2021
    • Divulgação da lista de convocação da 2ª chamada: 29-01-2021;
    • Matrículas da 2ª chamada: 01-02 e 02-02-2021;
    • Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 2ª chamada: 04-02-2021
    • Ocorrendo, nas datas, feriado municipal, a continuidade das matrículas se dará no próximo dia útil após o feriado.
  • A divulgação das listas de convocação, bem como a matrícula dos candidatos classificados no Processo Seletivo-Vestibulinho, do 1º Semestre de 2021, para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro, serão realizadas nas seguintes datas, desde que não seja feriado municipal na cidade onde a Etec está sediada:
    • Divulgação da lista de convocação da 1ª chamada: 22-01-2021
    • Matrículas da 1ª chamada: 26-01 e 27-01-2021 ;
    • Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 1ª chamada: 29-01-2021
    • Divulgação da lista de convocação da 2ª chamada: 02-02-2021;
    • Matrículas da 2ª chamada: 03-02 e 04-02-2021;
    • Aviso de deferimento e indeferimento das matrículas da 2ª chamada: 05-02-2021
    • Ocorrendo, nas datas, feriado municipal, a continuidade das matrículas se dará no próximo dia útil após o feriado.
  • Posteriormente, havendo vagas remanescentes, poderão ser divulgadas eletronicamente outras listas pelo site da Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada). O candidato deverá acompanhar em sua caixa de e-mail, o recebimento de possível convocação para matrícula dentro do prazo de 30 dias a partir do início das aulas.
    • Conforme § 3º, artigo 54, do Regimento Comum das Escolas Técnicas do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, após 5 dias úteis, a contar do início das aulas, a Etec/Extensão de Etec (Classe Descentralizada) deverá realizar uma nova chamada para matrícula, a fim de preencher as vagas das matrículas canceladas de alunos que não compareceram às aulas, sem justificativa, obedecendo-se a ordem de classificação dos candidatos.
    • Após 30 dias do início das aulas, não haverá mais matrícula inicial, conforme § 4º, do artigo 54, do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
  • O candidato convocado em qualquer uma das listas que não efetuar sua matrícula eletrônica na data marcada perderá o direito à vaga e seu nome não constará de quaisquer outras listas que porventura sejam divulgadas.