Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibulinho do 2º Semestre de 2017.

Inscrições

Para se inscrever no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

1ª etapa - Preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 11/04 até as 15 horas do dia 16/05/2017, o candidato deverá acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Etec / Extensão de Etec, o curso e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo e para os Cursos de Especialização.

2ª etapa - Pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 11/04 até o dia 16/05/2017, respeitada a data de vencimento constante no Boleto Bancário, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica.  

Serão indeferidas as incrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo (16/05/2017), não havendo em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição. 

 É obrigatório o candidato ou o seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br

Considerando que o Exame referente ao Processo Seletivo-Vestibulinho, para todos os Cursos, será realizado no mesmo dia e horário, o candidato deverá optar por apenas uma Etec / Extensão de Etec em que pretende estudar.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

  1. três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.
  2. dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.
  3. treze por cento (13%) para o candidato que atender cumulativamente os itens I e II - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

Não se aplica o Sistema de Pontuação Acrescida para os candidatos inscritos para as vagas remanescentes de 2º módulo e para os Cursos de Especialização.

Instituições públicas são as criadas e mantidas pelo Poder Público Federal, Estadual, Municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.
MUITA ATENÇÃO:
SESI, SENAI, SESC, SENAC embora gratuitas, NÃO SÃO ESCOLAS PÚBLICAS, devido à sua dependência administrativa junto ao setor privado.

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em Agências de Correios que operam o Banco Postal.
Atenção: Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento:

  • demonstrativo de agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • comprovante de pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo-Vestibulinho, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo-Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo, assim, o candidato o direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

Quando no Ensino Técnico (presencial e semipresencial) não atingir a demanda 1,5 ( um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação. Nesse caso, a abertura sendo indeferida,  o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção indicada, quando o mesmo indicar a 2ª opção. Caso a 2ª opção indicada pelo candidato não atinja a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de novo estudo pela UEMT para sua implantação.

Quando no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA não atingir a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o mesmo será objeto de estudo pela UEMT para sua implantação.

Os candidatos inscritos nos cursos do 1º módulo do Ensino Técnico em Administração, Guia de Turismo, Comércio ou Secretariado (on-line) concorrerão a seguinte oferta de vagas:

  • 320 (trezentos e vinte) vagas para o Curso de Técnico em Administração
  • 400 (quatrocentas) vagas para o Curso de Técnico em Guia de Turismo
  • 120 (cento e vinte) vagas para o Curso Técnico em Comércio
  • 120 (cento e vinte) vagas para o Curso Técnico em Secretariado

Não caberá ao candidato inscrito na modalidade on-line a possibilidade de escolha de 2ª opção.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá após terem sido chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibulinho (16/05/2017), não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da taxa de inscrição/e ou do encerramento do período de inscrições do Processo Seletivo-Vestibulinho e inclusive no dia do Exame, não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição eletrônica, principalmente nos campos “Etec / Extensão de Etec”, “curso e período” e Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O preenchimento da Ficha de Inscrição é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 (dezesseis) anos. Desta forma, é obrigatório o candidato ou seu representante legal, tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibulinhoetec.com.br.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibulinho e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda, tendo assim, o candidato direito ao ressarcimento do valor da taxa de inscrição.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibulinho, para a Etec / Extensão de Etec escolhida, no período de 11/04 até às 15 horas do dia 12/05/2017. O candidato deverá ficar atento ao término do processo de inscrição, pois para o candidato beneficiado com a redução da taxa será gerado boleto no valor de 50% do valor da inscrição. O pagamento do boleto deverá ser efetuado até o dia 12/05/2017. Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Informações ou enviar um e-mail pelo “Fale Conosco" do site www.vestibularfatec.com.br.